Semana Guga Kuerten. 05 a 15 de Outubro de 2017

Jurerê Internacional - Florianópolis/SC contato@semanagugakuerten.com.br

Notícias

Copa das Federações de Beach Tennis - Créditos Caio Graça

SÃO PAULO É CAMPEÃO DA COPA DAS FEDERAÇÕES DE BEACH TENNIS

São Paulo é campeão da Copa das Federações de Beach Tennis. Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar, e o Paraná em terceiro. Os anfitriões catarinenses obtiveram a quarta colocação, com o Mato Grosso do Sul em quinto. A competição reuniu 240 atletas de 10 estados, e foi dividida entre as categorias Amador e Pro, no masculino e feminino.

A nona edição da Semana Guga Kuerten, realizada pela Guga Kuerten Company, contou com a parceria da Aurora, Itaú, Coppertone, Café do Ponto, Lacoste, Peugeot, Estácio, Jurerê Il Campanário, Comitê Paralímpico Brasileiro; Shopping Itaguaçu; New Tech; Sextante; Escola Guga Tênis; RGK Investimentos Imobiliários; Coltex; Rhodia; Amni; Blau-blau; Pó Piacentini; Spider; Lougge; Clube Doze; ITF, CBT, FCT e Daquiprafora.  E os seguintes parceiros de mídia  NSC Comunicação, Sinergy e Exclusive.

Ler Mais+
Pedro Boscardin - Creditos Caio Graça

PREMIAÇÃO LEVA PEDRO BOSCARDIN PARA COMPETIR EM LONDRES

Em uma decisão com contornos épicos, Pedro Boscardin saiu do placar adverso de 5/0 e tie break contra, de 6/2, no primeiro set, para conquistar o título da categoria 14 anos. O atleta do Time Guga Kuerten usou o talento e o poder de concentração para superar o amigo João Loureiro, por 2 a 0, em parciais de 7/6 (6), 6/3. Como prêmio, viaja para a Inglaterra, com acompanhante e despesas pagas, para competir na final do Le Mondial Lacoste, que acontece em novembro, na capital inglesa, na mesma época do ATP Finals (torneio que reúne os oito melhores tenistas do mundo).

“Comecei bastante tenso, porque é muito difícil jogar com o parceiro de treinos e melhor amigo. Ele (Loureiro) iniciou bem, em vantagem”, lembrou Boscardin. “Quando estava perdendo por 5 a 0 mantive a calma. Até para tentar melhorar para o segundo set, porque sabia que a partir dali seria muito difícil. Mas acabou que ele (Loureiro) começou a falhar em algumas bolas, e aproveitei a oportunidade para vencer o primeiro set no tie break, salvando 6/2. Foi quando consegui me soltar”, destacou. No segundo set, recomposto, Pedro Boscardin fechou o jogo e conquistou o título com 6/3 no segundo set.

Empolgado com a ida à Inglaterra, Pedro Boscardin aposta alto na participação na final do Le Mondial Lacoste. “Esse prêmio é muito importante, para aproveitar a semana em Londres e conviver com os melhores do mundo, melhorar meu jogo, continuar treinando forte”.

RESULTADOS DE HOJE
FINAIS
18 anos masculino
Mateus Alves (SP) 2 x 0 Matheus Pucinelli (SP) – 6/3, 7/6 (4)
18 anos feminino
Jaedan Brown (EUA) 2 x 0 Nathalia Gasparin (PR) – 6/0, 6/1

16 anos masculino
Guilherme Oliveira (SP) 2 x 0 Kauê Costa (SC) – 7/6 (5), 6/1
16 anos feminino
Isadora Machado (RS) 2 x 0 Sofia Mendonça (RS) – 6/3, 6/3

14 anos masculino
Pedro Boscardin (SC) 2 x 0 João Loureiro (SC) – 7/6 (6), 6/3
14 anos feminino
Lorena Cardoso (SP) 2 x 0 Ana Candiotto (SP) – 6/2, 6/4

12 anos masculino
Luis Felipe Carvalho (SP) 2 x 0 Matheus Lima (PR) – 6/4, 6/4
12 anos feminino
Maria Bloot (PR) 2 x 0 Maria Munhoz (SP) – 6/2, 6/1

TODOS OS CAMPEÕES DE SIMPLES
18 anos masculino
Mateus Alves (SP)
18 anos feminino
Jaedan Brown (EUA)

16 anos masculino
Guilherme Oliveira (SP)
16 anos feminino
Isadora Machado (RS)

14 anos masculino
Pedro Boscardin (SC)
14 anos feminino
Lorena Cardoso (SP)

12 anos masculino
Luis Felipe Carvalho (SP)
12 anos feminino
Maria Bloot (PR)

EM DUPLAS
12 anos feminino
Maria Bloot (BRA) e LetÍcia Fonseca (BRA)
12 anos masculino
Thomas kano (BRA) e Luiz Carvalho (BRA)

14 anos feminino
Ana Candiotto (BRA) e Lorena Cardoso (BRA)
14 anos masculino
Pedro Boscardin (BRA) e João Loureiro (BRA)

16 anos feminino
Sofia Mendonça (BRA) e Isabela Machado (BRA)
16 anos masculino
Bryan (BRA) e Nicolas Zanellat (BRA)

18 anos feminino
Thais Andreotti (BRA) e Nathalia Gasparin (BRA)
18 anos masculino
Bruno Oliveira (BRA) e Natan Rodrigues (BRA)

Ler Mais+
Mateus Alves - Creditos Caio Graça

PAULISTA E NORTE-AMERICANA SÃO CAMPEÕES DA COPA GUGA KUERTEN INFANTOJUVENIL

O paulista Mateus Alves e a norte-americana Jaedan Brown são os campeões da categoria 18 anos da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil. A competição, que encerrou a nona edição da Semana Guga Kuerten, definiu ainda os campeões dos 12, 14 e 16 anos, nas quadras do JUSC (Jurerê Sports Center), por onde passaram mais de 20 mil pessoas durante os 11 dias de evento. O tricampeão de Roland Garros entregou pessoalmente os troféus, uma escultura em forma de coração, a todos os campeões na cerimônia de premiação.

“Terminamos mais uma edição da Semana Guga Kuerten com a convicção de que a nossa equipe está preparada para assumir novos desafios. Por isso, lançamos durante o evento a plataforma Guga Tênis, para reunir as pessoas  que já estejam envolvidas com o esporte para fortalecer o tênis brasileiro. Recebemos, aqui em Jurerê, atletas quase dois mil atletas, de 18 países, num evento sensacional que tem o poder de inspirar as crianças. Cada edição da Semana eu aprendo uma lição diferente, e o meu aprendizado desse ano é saber que eu preciso estar o máximo possível ao lado delas”, concluiu Guga, que no sábado (14)  participou do Festival Escolinha Guga de Minitênis, ao lado de mais de 200 crianças.

A premiação mais cobiçada do campeonato ficou com o catarinense Pedro Boscardin. O atleta do Time Tênis (a equipe de Guga Kuerten) terá a oportunidade de viajar para Londres, com direito a acompanhante e despesas pagas, para competir na final do Le Mondial Lacoste, que acontece no próximo mês, no mesmo período do ATP Finals.

Última decisão do dia, a final dos 18 anos masculino empolgou a torcida na quadra central. Para erguer pela primeira vez o troféu da Semana Guga Kuerten, Mateus Alves superou o amigo Matheus Pucinelli em dois sets, parciais de 6/3 e 7/6 (4). “Foi uma semana muito boa. Comecei com dificuldade para jogar no início do torneio, e, aos poucos, a cada jogo, consegui aumentar o nível até chegar à final, fazer um belo jogo, e sair com o título”, destacou o campeão dos 18 anos, mas que, a exemplo do rival, tem 16 anos de idade.

Parceiros de torneio, a decisão deste domingo foi o sétimo confronto em jogos oficiais. “A final foi muito dura. Conheço bem o Matheus, somos amigos há muito tempo”, lembrou Alves. O campeão dos 18 anos usou a mesma estratégia do começo ao fim da partida. “Tinha muito vento hoje e eu estava buscando empurrá-lo para o fundo da quadra. Utilizei o vento a meu favor, e deu certo. Meu saque também ajudou muito durante a partida, confirmei todos os meus serviços. Foi um belo jogo”, explicou Alves.

“É uma honra receber o troféu das mãos do Guga, ele entrou na quadra e bateu bola comigo nas quartas-de-final, foi um momento especial, isto é muito legal e agora só tenho a aproveitar a conquista”, resumiu o vencedor.

No torneio feminino, a norte-americana Jaedan Brown teve performance arrasadora. Não perdeu um set sequer no torneio. E, na final de ontem, passeou em quadra na vitória em dois sets seguidos sobre a principal favorita do torneio, a paranaense Nathalia Gasparin. Brown venceu por 6/0 e 6/1.

Ler Mais+

GUGA FAZ A ALEGRIA DA GAROTADA NO JUSC

Gustavo Kuerten fez a alegria da garotada no JUSC. As centenas de crianças, de 4 a 10 anos, que participaram do Festival Escolinha Guga de Minitênis se divertiram a valer com as brincadeiras, e a interação direta com o ídolo. Teve até disputa de torneio em quadra de grama.

Foi a chance de tirar fotos e conseguir autógrafos com o tricampeão de Roland Garros. Como prêmio, cada participante recebeu uma medalha de participação no Festival Escolinha Guga de Minitênis.

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA GUGA KUERTEN 2017

15/10/2017
Domingo
Finais da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil  – 8h30* – JUSC;
Finais da Copa das Federações de Beach Tennis – 8h30* – JUSC
Solenidade de premiação e encerramento da Semana Guga Kuerten -13h – JUSC
Arena Guga Tênis – 15h às 20h – Shopping Itaguaçu

JUSC (Jurerê Sports Center):
Av. dos Dourados, 481 – Jurerê Internacional.
Clube Doze de Agosto:
Servidão José Cardoso de Oliveira, em Jurerê Internacional.

A programação e os locais de realização podem sofrer alterações, diante de condições meteorológicas adversas.

* Horários sujeitos a alteração

Ler Mais+

DOMINGO DE FINAIS NA COPA GUGA KUERTEN INFANTOJUVENIL

Domingo é dia de conhecer os campeões da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil. Neste sábado foram definidos os finalistas das categorias 16 e 18 anos nas quadras do JUSC (Juerê Sports Center). Nos 18 masculino, encontro paulista entre Matheus Pucinelli e Mateus Alves. Entre as mulheres, desafio internacional: a paranaense Nathalia Gasparin e a norte-americana Jaedan Brown duelam pelo título. Nos 16 anos o catarinense Kauê Costa e o paulista Guilherme Oliveira fazem a final, enquanto as gaúchas Sofia Mendonça e Isadora Machado estão na decisão do feminino.

A Copa Guga Kuerten Infantojuvenil distribui pontos para os rankings brasileiro, sul-americano e mundial. O torneio integra a nona edição da Semana Guga Kuerten e encerra neste domingo, quando serão conhecidos os campeões nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino.

Cabeça-de-chave número 1, Matheus Pucinelli teve performance arrasadora. Superou o russo Ilarion Danilchenko em dois sets elásticos de 6/0 e 6/1. “Foi um jogo muito bom, fui firme, não dei espaço. Danilchenko ficou sem saída, pressionei muito”, avaliou Pucinelli. Amanhã, prevê um jogo duro com o amigo Mateus Alves: “Temos a mesma idade (16 anos), jogamos juntos desde os 10 anos. Será um confronto bastante disputado”.

Para avançar à final, Mateus Alves teve um jogo difícil na vitória sobre Rodrigo Carvalho em dois sets. O primeiro foi duríssimo, com vitória de 7/6 (tie-breake de 7/4). No segundo, Alves encontrou mais facilidade para fechar a partida, ganhou por 6/2.

Principal favorita nos 18 anos feminino, Nathalia Gasparin passou por momentos difíceis no duelo com a catarinense Namie Isago. Foram precisos três sets, com parciais de 6/0, 3/6 e 6/2, para avançar à final. “Foi um jogo muito duro. Comecei superbem e ela (Isago) meio abaixo de rendimento. No segundo set dei uma caída, e a Isago começou a jogar bem melhor. No terceiro set saí perdendo de 2 a 0, e aí fui, com calma, decidindo ponto a ponto, virar para 6/2”, definiu Gasparin.

O sábado de decisões no JUSC também apontou os finalistas dos 16 anos. No masculino o catarinense Kauê Costa derrotou o paulista Bryan Kuntz, em parciais de 6/4 e 6/3. Amanhã, na decisão, Kauê pega Guilherme Oliveira, que bateu o paraense Joaquim de Almeida, por 2 a 0, em 6/3 e 6/2. No feminino, Sofia Mendonça derrotou a mineira Clara Penido por duplo 6/4, e agora decide o título com Isadora Machado, que superou a carioca Isabela Mercante por 6/1 e 6/2.

 

PREMIAÇÃO COBIÇADA

A final dos 14 anos vai ser disputada por dois catarinenses: Pedro Boscardin enfrenta João Loureiro. O desafio de amanhã vai revelar o  campeão da categoria que conta com premiação especial. O vencedor terá a oportunidade de viajar para Londres, com direito a acompanhante, com todas as despesas pagas, para competir na final do Le Mondial Lacoste, que acontece no próximo mês, no mesmo período do ATP Finals.

 

FINAIS
18 anos masculino
Matheus Pucinelli (SP) x Mateus Alves (SP)
18 anos feminino
Nathalia Gasparin (PR) x Jaedan Brown (EUA)

16 anos masculino
Guilherme Oliveira (SP) x Kauê Costa (SC)
16 anos feminino
Sofia Mendonça (RS) x Isadora Machado (RS)

 

14 anos masculino

Pedro Boscardin (SC) x João Loureiro (SC)
14 anos feminino

Lorena Cardoso (SP) x Ana Candiotto (SP)

 

12 anos masculino

Luis Felipe Carvalho (SP) x Matheus Lima (PR)

12 anos feminino

Maria Munhoz (SP) x Maria Bloot (PR)

 

Ler Mais+

SÁBADO É DIA DA GAROTADA FAZER FESTA COM O ÍDOLO GUGA KUERTEN

É tradição na Semana Guga. Sábado é dia da garotada se divertir a valer com o tricampeão de Roland Garros, no Festival Escolinha Guga de Minitênis. Diversão garantida para as mais de 500 crianças, de 4 a 10 anos, que disputam o torneio em quadras de grama com medida de 11 metros (quadra “vermelha”), assistidos por professores especializados. É também a chance de interagir com o tenista catarinense que permaneceu por 43 semanas no topo do ranking mundial.
Com a participação de 240 atletas de 10 estados, prossegue a Copa das Federações de Beach Tennis. A competição está dividida entre as categorias Amador e Pro, masculino e feminino. O torneio faz parte da 9ª Semana Guga Kuerten, e encerra no próximo domingo, dia 15 de outubro.
A nona edição da Semana Guga Kuerten, realizada pela Guga Kuerten Company, conta com a parceria da Aurora, Itaú, Coppertone, Café do Ponto, Lacoste, Peugeot, Estácio, Jurerê Il Campanário, Comitê Paralímpico Brasileiro; Shopping Itaguaçu; New Tech; Sextante; Escola Guga Tênis; RGK Investimentos Imobiliários; Coltex; Rhodia; Amni; Blau-blau; Pó Piacentini; Spider; Lougge; Clube Doze; ITF, CBT, FCT e Daquiprafora. Os parceiros de mídia são NSC Comunicação, Sinergy e Exclusive.

PROGRAMAÇÃO SEMANA GUGA KUERTEN 2017

14/10/2017
Sábado
Copa Guga Kuerten Infantojuvenil – 8h30* – JUSC e Clube Doze de Agosto
Copa das Federações de Beach Tennis – 8h30* – JUSC
Festival Escolinha Guga de Minitênis – para crianças de 04 a 10 anos – 09h – JUSC
Arena Guga Tênis – 15h às 20h – Shopping Itaguaçu

15/10/2017
Domingo
Finais da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil – 8h30* – JUSC;
Finais da Copa das Federações de Beach Tennis – 8h30* – JUSC
Solenidade de premiação e encerramento da Semana Guga Kuerten -13h – JUSC
Arena Guga Tênis – 15h às 20h – Shopping Itaguaçu

JUSC (Jurerê Sports Center):
Av. dos Dourados, 481 – Jurerê Internacional.
Clube Doze de Agosto:
Servidão José Cardoso de Oliveira, em Jurerê Internacional.

A programação e os locais de realização podem sofrer alterações, diante de condições meteorológicas adversas.

* Horários sujeitos a alteração

Ler Mais+

DEFINIDAS AS FINAIS DA CATEGORIA 14 ANOS NA COPA GUGA KUERTEN INFANTOJUVENIL

A categoria 14 anos que garante vaga para o campeão disputar, em Londres, a final do Le Mondial Lacoste no mês que vem, foi a primeira a apontar os finalistas da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil. Em duelos marcados por confrontos entre tenistas de mesmas equipes, os catarinenses Pedro Boscardin e João Loureiro, no masculino, e as paulistas Lorena Cardoso e Ana Candiotto, no feminino, vão decidir quem receberá o troféu de campeão nas quadras do JUSC (Jurerê Sports Center), em Florianópolis.
A Copa Guga Kuerten Infantojuvenil integra a 9ª Semana Guga Kuerten. Distribui pontos para os rankings brasileiro, sul-americano e mundial, e encerra neste domingo, dia 15 de outubro, quando serão conhecidos os campeões nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino.
Tricampeão da Copa Guga Kuerten, nas categorias 9, 10 e 12 anos, Pedro Boscardin superou o paulista Richard Gama, em sets seguidos de 6/1 e 6/3. “Comecei jogando firme, fazendo as jogadas certas. Meu adversário não estava em seu melhor dia”, avalia o principal favorito do torneio.
Se no primeiro set a vitória veio fácil, no segundo, um susto: “Comecei mal, perdi o foco, ele abriu 2 a 0 e eu ganhei um game bem importante, no 2 a 1. Essa era uma hora perigosa, porque eu não estava jogando bem”. E, nesse ritmo, Pedro fechou o jogo. Agora enfrenta o amigo e companheiro de equipe, João Loureiro. Na final, Boscardin “espera um jogo duro”.
Loureiro, cabeça-de-chave número 2, venceu o paulista Gabriel Generoso, quarto favorito, em parciais de 6/0 e 6/2. “Joguei bem toda a partida, entrei intenso, confiante. Não dei chance para ele”, analisa João Loureiro. Sobre a final de domingo, evita prognósticos: “Treino com o Pedro, a gente fica junto o dia inteiro. Vamos ver o que vai dar.”
No feminino, mais um duelo caseiro. Lorena Cardoso e Ana Candiotto treinam na mesma equipe, com sede em Barueri. “A gente treina junto, somos amigas. Mas dentro da quadra ela é adversária”, garante Ana Candiotto, que derrotou a carioca Valentina Silva por duplo 6/3. Lorena Cardoso, cabeça-de-chave número 1, passou pela paranaense Nicole Serraglio, em dlois sets, parciais de 6/3 e 6/2.
No sábado de decisões no Torneio Guga Kuerten Infantojuvenil serão apontados os finalistas das categorias 12, 16 e 18 anos.
FINAIS
14 anos masculino
Pedro Boscardin (SC) x João Loureiro (SC)
14 anos feminino
Lorena Cardoso (SP) x Ana Candiotto (SP)
SEMIFINAIS
18 anos masculino
Matheus Pucinelli (SP) x Ilarion Danilchenko (RUS)
Mateus Alves (SP) x Rodrigo Carvalho (SP)
18 anos feminino
Nathalia Gasparin (PR) x Namie Isago (SC)
Ana Rodrigues (MG) x Jaedan Brown (EUA)
16 anos masculino
Guilherme Zotin (SP) x Joaquim de Almeida (PA)
Kauê Costa (SC) x Bryan Kuntz (SP)
16 anos feminino
Clara Penido (MG) x Sofia Mendonça (RS)
Isabela Mercante (RJ) x Isadora Machado (RS)
Ler Mais+

COPA DAS CONFEDERAÇÕES DE BEACH TÊNIS REÚNE 10 ESTADOS

Com a participação de 240 atletas de 10 estados, prossegue a Copa das Federações de Beach Tennis. A competição está dividida entre as categorias Amador e Pro, masculino e feminino. O torneio faz parte da 9ª Semana Guga Kuerten, e encerra no próximo domingo, dia 15 de outubro.

Além das competições, a Semana Guga Kuerten promove ainda outras ações lúdicas para crianças, como a Arena Guga Tênis, no Shopping Itaguaçu e no JUSC, e o Festival Escolinha Guga de Minitênis, no sábado, dia 14. Como o evento é aberto ao público, as pessoas podem visitar a exposição no clube-sede, que exibe os principais troféus e objetos que marcaram a carreira profissional do tricampeão de Roland Garros.

A nona edição da Semana Guga Kuerten, realizada pela Guga Kuerten Company, conta com a parceria da Aurora, Itaú, Coppertone, Café do Ponto, Lacoste, Peugeot, Estácio, Jurerê Il Campanário, Comitê Paralímpico Brasileiro; Shopping Itaguaçu; New Tech; Sextante; Escolinha Guga; RGK Investimentos Imobiliários; Coltex; Rhodia; Amni; Blau-blau; Pó Piacentini; Spider; Lougge; Clube Doze; ITF, CBT, FCT e Daquiprafora. Os parceiros de mídia são NSC Comunicação, Sinergy e Exclusive.

 

PROGRAMAÇÃO SEMANA GUGA KUERTEN 2017

 

13/10/2017

Sexta-feira

Copa Guga Kuerten Infantojuvenil – 8h30* – JUSC e Clube Doze de Agosto

Copa das Federações de Beach Tennis – 8h30* – JUSC

Visita Instituto Guga Kuerten Núcleo Inclusivo – 9h – JUSC

Arena Guga Tênis – 15h às 20h – Shopping Itaguaçu

 

14/10/2017

Sábado

Copa Guga Kuerten Infantojuvenil – 8h30* – JUSC e Clube Doze de Agosto

Copa das Federações de Beach Tennis – 8h30* – JUSC

Festival Escolinha Guga de Minitênis – para crianças de 04 a 10 anos – 09h – JUSC

Arena Guga Tênis – 15h às 20h – Shopping Itaguaçu

 

15/10/2017

Domingo

Finais da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil  – 8h30* – JUSC;

Finais da Copa das Federações de Beach Tennis – 8h30* – JUSC

Solenidade de premiação e encerramento da Semana Guga Kuerten -13h – JUSC

Arena Guga Tênis – 15h às 20h – Shopping Itaguaçu

 

 

JUSC (Jurerê Sports Center):

Av. dos Dourados, 481 – Jurerê Internacional.

Clube Doze de Agosto:

Servidão José Cardoso de Oliveira, em Jurerê Internacional.

 

A programação e os locais de realização podem sofrer alterações, diante de condições meteorológicas adversas.

 

* Horários sujeitos a alteração

Ler Mais+
Pedro Boscardin- foto Caio Graça

PRINCIPAL FAVORITO NOS 14 ANOS, CATARINENSE PEDRO BOSCARDIN ESTÁ NA SEMIFINAL

Com estratégia e talento, Pedro Boscardin avançou hoje à semifinal dos 14 anos na Copa Guga Kuerten Infantojuvenil. Cabeça-de-chave número 1, o catarinense confirmou o favoritismo ao superar o paulista Gabriel Constantino, em dois sets, parciais de 6/2 e 6/3.

“Meu adversário jogou muito bem. Foi um jogo equilibrado, esperava por isto. Sabia que ele vinha jogando bem, mas consegui me superar e desenvolver meu melhor tênis”, avaliou Boscardin, que iniciou o duelo, nervoso. “Entrei um pouco tenso no começo do jogo, consegui abrir vantagem de 2 a 0 e depois me desconcentrei, mas consegui voltar ao jogo e fui superbem”, avaliou.

Tricampeão da Copa Guga Kuerten, nas categorias 9, 10 e 12 anos, Pedro Boscardin encara Richard Gama em busca de uma vaga à final. No outro duelo semifinal, o paulista Gabriel Generoso encara o catarinense João Victor Loureiro.

Ler Mais+
Mateus Alves- foto Caio Graça

PRINCIPAIS FAVORITOS AVANÇAM NOS 18 ANOS DA COPA GUGA KUERTEN

Vitória dos principais favoritos na categoria 18 anos da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil. No masculino, os paulistas Matheus Pucinelli e Mateus Alves avançaram às semifinais, e,no feminino, a paranaense Nathalia Gasparin confirmou a condição de primeira cabeça-de-chave do torneio. A 9ª Copa Guga Kuerten Infantojuvenil distribui pontos para os rankings brasileiro, sul-americano e mundial, e acontece até o próximo domingo, dia 15 de outubro, quando serão conhecidos os campeões nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, masculino e feminino.

Em um dos duelos internacionais do dia, Mateus Alves derrotou o norte-americano Toby Kodat e avançou à semifinal dos 18 anos na Copa Guga Kuerten Infantojuvenil. Segundo favorito do torneio, o paulista venceu por 6/1 e 6/4. Para avançar em dois sets seguidos, Mateus explicou sua tática: ” Tentei empurrar ele para trás. Kodat bate a esquerda com apenas uma mão. Então eu sempre tentava começar o ponto comandando por ali, para controlar o jogo pelos lados. Foi assim que venci”.

Campeão sul-americano 16 anos com a equipe do Brasil, em abril deste ano, Mateus compete uma categoria acima de sua idade. “É um ano complicado. Estou jogando o 18 anos com os melhores do mundo”, avalia. Apesar da dificuldade, ele está confiante em sua performance. Em Florianópolis, está em busca do título. Espera receber a taça das mãos de Guga Kuerten no domingo. Na tarde de hoje, recebeu um incentivo. Bateu bola com o ídolo em raro momento que o tricampeão de Roland Garros entrou em quadra.

Agora, Mateus Alves enfrenta o paulista Rodrigo Carvalho na semifinal, enquanto o cabeça-de-chave número 1 do torneio, o paulista Matheus Pucinelli encara o russo Ilarion Danilchenko na decisão da segunda vaga à final.

Nos 18 anos feminino, a paranaense Nathalia Gasparin segue em performance arrasadora. Na tarde ensolarada nas quadras do Jurerê Sports Center, a principal favorita do torneio despachou a paraguaia Camila Diaz, em dois sets, parciais de 6/2 e 6/1. Em busca do título, Gasparin enfrenta a catarinense Namie Isago, que hoje derrotou, de virada, a gaúcha Laura Wayerbacher em um confronto de três sets, parciais de 2/6, 6/4 e 7/6.

No confronto EUA x Rússia, vitória da norte-americana Jaedan Brown sobre a russa Anfisa Danilchenko, por duplo 6/4. Agora, pela segunda semifinal dos 18 anos feminino, Brown encara a mineira Ana Rodrigues, que venceu a paulista Ana Cruz em duplo 6/2.

Ler Mais+