Semana Guga Kuerten. 11 a 21 de Outubro de 2018

Jurerê Internacional - Florianópolis/SC contato@semanagugakuerten.com.br

TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS REÚNE TENISTAS DE NOVE PAÍSES

No ano em que completa uma década de realização ininterrupta, tenistas de nove países abriram nesta quarta-feira a Semana Guga Kuerten 2018.

Em quadra, as primeiras disputas do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas, maior competição da modalidade na América Latina. O campeonato soma pontos no ranking da ITF e distribui R$ 85 mil em premiação.

Hoje também foi dia de fazer a alegria da garotada de 8 a 11 anos, no Tennis Kids. As duas competições estão programadas para encerrar no próximo domingo. O evento, aberto ao público, acontece no Jurerê Sports Center, em Jurerê Internacional, e prossegue até o dia 21 de outubro.

Mais importante torneio profissional do Brasil, a 8ª Copa Guga Kuerten em Cadeira de Rodas agrega valor ao esporte nacional. “Um torneio dessa dimensão, com troca de experiências com atletas de outros países, aumenta o nosso nível de jogo”, avalia Rafael Moraes, coordenador da modalidade.

TORNEIO DESENVOLVE ESPORTE NO PAÍS

“É uma oportunidade para os atletas brasileiros acompanharem o jogo praticado lá fora. Nesse torneio, temos atletas da Espanha, Japão e Estados Unidos, entre outros países”, destaca Rafael. “Essa troca de experiência é fundamental para o desenvolvimento do nosso tênis em cadeira de rodas”, completa o coordenador do Tênis em Cadeira de Rodas da Semana Guga Kuerten 2018.

No primeiro dia de competições, o número 1 do Brasil, Daniel Rodrigues, venceu o duelo com o chileno Bryan Tapia em dois sets. O 21º do ranking mundial passou com duplo 6/2, e agora enfrenta o argentino Ezequiel Casco, que derrotou o brasileiro Bruno Makey, por 6/1 e 6/3.

Entre os tenistas estrangeiros, vitória do principal favorito, o argentino Agustin Ledesma. O 14º do mundo venceu o brasileiro Gustavo Carneiro Silva por 6/0 e 6/3, e agora encara o norte-americano Casey Ratzlaff, que superou outro tenista brasileiro, Jucélio da Silva Torquato, por dois sets a zero, em 6/2 e 6/2.

EDIÇÃO COMEMORATIVA EM PARCERIA INÉDITA COM A FFT

A Semana Guga Kuerten chega aos 10 anos em 2018. Promovida pela primeira vez em 2009, no ano seguinte a despedida do tricampeão de Roland Garros do circuito profissional do tênis mundial, a Semana celebra a primeira década de um evento que reúne, em Florianópolis, todas as modalidades do esporte, numa parceria inédita com a Federação Francesa de Tênis.

Esse é o primeiro evento em que Guga participa como embaixador de Roland Garros, desde o anúncio, em Paris. E, para abrir oficialmente o compromisso de divulgar o Grand Slam francês, a exposição que integra a programação da Semana Guga Kuerten vai ser dedicada às memórias do tricampeão sobre o Aberto da França. Além dos três troféus conquistados por Guga no saibro francês, serão expostos objetos e lembranças que remetem às vitórias de 1997, 2000 e 2001.

O evento prossegue nesta quinta-feira com os jogos da 8ª Copa Guga Kuerten em Cadeira de Rodas e o Tennis Kids, torneio que reúne tenistas de 8 a 11 anos. O feriado do Dia das Crianças também marca o começo da Copa da Federações de Beach Tennis.

Na sequência, os juvenis entram em quadra na disputa da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil, competição que vale pontos no ranking da CBT (12 anos), do COSAT (14/16 anos) e da ITF (18 anos). Na categoria 14 anos, os atletas disputam a oportunidade de participar da última etapa do Le Mondial Lacoste, em Londres, que acontece antes das finais do ATP World Tour Finals. E na 16 anos, os campeões (masculino e feminino) ganham o wild card para competir no Le Petit As, em Tarbes (na França), um dos principais torneios juvenis da Europa.

Os últimos três dias da Semana, concentram os jogos da Copa Guga Kuerten de Beach Tennis, o Festival Escolinha Guga de Minitênis, no sábado (dia 20), com caráter recreativo para crianças de 4 a 10 anos, organizado pela equipe da Escola Guga, além das finais do 12, 14, 16 e 18 anos da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil.

A Semana Guga Kuerten é promovida pelo Guga Kuerten Company com a parceira da Genial Investimentos, Café do Ponto, Aurora Alimentos; Lacoste; Estácio, Jurerê Il Campanário, e Comitê Paralímpico Brasileiro, e com apoio de Instituto Sabin, C-tech Construtora, Red Horse Energy Drink, Involves, Lougge, Escola Guga Tênis, RGK Investimentos Imobiliários, Coltex Têxtil, blau.blau, Clube Doze de Agosto, Pó Piacentini, ITF, CBT, FCT, daquiprafora, Quadroville, Arnica Sports e Água Mineral Santa Rita.