Semana Guga Kuerten. 05 a 15 de Outubro de 2017

Jurerê Internacional - Florianópolis/SC contato@semanagugakuerten.com.br

Semana Guga Kuerten

Uma Semana Inspirada em uma Trajetória de Vitórias

Foram treze anos no circuito profissional, onde acumulou mais de 20 títulos, como o tricampeonato de Roland Garros e a liderança do ranking mundial. Em 2008, Gustavo Kuerten anunciou sua despedida das quadras como profissional, mas não do esporte que o consagrou. Guga sempre sonhou em retribuir todas as alegrias e conquistas que o tênis lhe proporcionou. Foi dessa forma que nasceu a Semana Guga Kuerten, evento que será realizado pelo nono ano consecutivo, de 05 a 15 de outubro de 2017, na Grande Florianópolis.

Um Evento muito Maior do que você Imagina

Além das diversas atividades dentro e fora das quadras, a Semana Guga Kuerten integra o calendário nacional e internacional com a Copa Guga Kuerten de tênis infanto-juvenil. Na categoria 12 anos os atletas somam pontuação no ranking da CBT. Nos 14 e 16 anos a Copa integra o Circuito Sul Americano (COSAT), e na categoria 18 anos o Circuito Júnior da ITF. A categoria 14 anos da Copa Guga Kuerten passou a se chamar desde 2015 de Copa Guga Kuerten Le Mondial Lacoste.

O evento promove ainda a Copa Guga Kuerten de Cadeirantes que também garante pontuação no ranking da ITF. A Semana Guga Kuerten também é comprometida com as ações sociais e de desenvolvimento do tênis, através da realização de várias atividades educativas, técnicas e lúdicas, como as ilhas para prática de mini tênis, clínicas de tênis, palestras, cursos, e ações com as crianças atendidas pelo Instituto Guga Kuerten (IGK).

O Tênis Nacional nos Passos de um Gigante das Quadras

Fazer com que o público e os jogadores vivenciem o clima de um tenista no circuito profissional. Este é um dos principais objetivos da Semana Guga Kuerten. Tudo foi idealizado a partir da trajetória de Gustavo Kuerten, dos tempos de juvenil até o topo do ranking mundial. A Semana Guga Kuerten promove o tênis, oferecendo capacitação para professores, treinadores e jogadores, além de ampliar incentivar a prática do tênis.

Histórico da Semana Guga Kuerten

A Semana Guga Kuerten já nasceu vitoriosa. A primeira edição do evento, em 2009, reuniu em Florianópolis cerca de 30 mil pessoas. Com o objetivo de envolver o maior número de pessoas possível com o tênis, a Semana promoveu ilhas de minitênis fixas, em shoppings, e itinerantes em escolas, praças e principais locais da Grande Florianópolis. O evento também realizou, nas quadras do Lagoa Iate Clube (LIC), a Copa Guga Kuerten que contou com a participação de tenistas infanto-juvenis de quase todos os estados brasileiros, além de clínicas com Larri Passos e Jaime Oncins, e palestra com o instrutor de atletas e professor Nuno Cobra.

Foi durante a Semana Guga Kuerten que Guga realizou seu primeiro jogo-exibição depois da despedida do circuito profissional, em 2008. A disputa reeditou, em Florianópolis, a final histórica de 1997, em Roland Garros, quando Guga venceu seu primeiro título na França, contra o espanhol Sergi Bruguera. O desafio aconteceu na Passarela do samba Nego Quirido, em Florianópolis, e confirmou a vitória de Guga, transmitida ao vivo para todo o Brasil.

 

Copa Guga Kuerten 2010

O evento de 2010 teve alterações na forma de classificação da Copa Guga Kuerten que foi disputada em duas chaves. Já as clínicas e palestras contaram com a participação de Fernando Meligeni e Larri Passos, além de um bate-papo com Alice Kuerten, presidente do IGK. Naquele ano o jogo-exibição, transmitido em rede nacional, foi disputado numa quadra de saibro especialmente construída na Arena Multiuso de São José. Guga venceu o russo Yevgeny Kafelnikov, tenista que disputou com Gustavo Kuerten as quartas-de-final de Roland Garros nos anos em que Guga venceu o Grand Slam francês. A edição de 2010 reuniu 34 mil pessoas.

 

Copa Guga Kuerten 2011

Em 2011, a Semana Guga Kuerten se tornou internacional, com a realização do Torneio Profissional de Cadeirantes e da Copa Guga Kuerten, já que as categorias 14 e 16 anos passaram a integrar o Circuito COSAT, e a 18 anos passou a somar pontas para o ranking da ITF. Enquanto a categoria 12 anos acumulava pontos para o ranking da CBT. Mais uma vez foram promovidas clínicas de tênis com João Zwetsch, capitão da equipe brasileira na Copa Davis, Miguel Miranda, diretor da ITF para a América Latina, e com o tenista Márcio Carlsson, além de palestras com Paulão, do vôlei e bate-papo com a presidente do IGK, Alice Kuerten.

O jogo-exibição foi realizado novamente na Arena Multiuso de São José que sediou o desafio entre Gustavo Kuerten e o espanhol Carlos Moya. O duelo protagonizado por dois ex-líderes do ranking da ATP foi vencido por Guga que durante a solenidade de premiação recebeu também o prêmio Jean Borotra do comitê executivo internacional de tênis (IC) para a América Latina. A Semana Guga Kuerten 2011 reuniu 36 mil pessoas e a exibição foi transmitida para todo o país.

 

Copa Guga Kuerten 2012

Em 2012, a quarta edição da Semana Guga Kuerten reuniu mais de 500 atletas, representando 17 países, nas quadras do Jurerê Sports Center e no Clube Doze de Agosto. Mark Bullock, gerente de tênis para cadeirantes da Federação Internacional de Tênis, em visita ao evento, declarou que “ O Torneio Profissional de Cadeirantes da SGK é um dos 3 melhores torneios da ITF no mundo”. Pelo segundo ano, a ITF também chancelou a categoria 18 anos da Copa Guga Kuerten. Diante da plateia de 5 mil pessoas, na Arena Multiuso de São José, Guga disputou o jogo de exibição com equatoriano Nicolás Lapentti. A vitória de Guga foi transmitida ao vivo pela SporTV. Um dos grandes momentos do evento foi a realização do Festival de Tênis Escolinha Guga que reuniu 120 tenistas de 5 a 10 anos.

 

Copa Guga Kuerten 2013

Com 868 inscritos, a quinta Semana Guga Kuerten, realizada em 2013, concentrou em Florianópolis atletas de 17 de países. Durante os onze dias das competições nas quadras de Jurerê Sports Center e Clube Doze foram realizadas competições e atividades relacionadas ao tênis com a participação do tricampeão de Roland Garros.

Guga marcou presença em todas as ações do evento que foi aberto com as disputas do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas, promovido com o apoio da Federação Internacional de Tênis. Na sequência, a Semana continuou com a Copa Guga Kuerten, uma das principais competições da América Latina para atletas infanto-juvenis que também participaram das clinicas com o técnico Larri Passos, que foi treinador do ex-líder do ranking mundial.

O evento de 2013 contou também com a Copa Guga Kuerten Empresarial, torneio disputado por representantes e convidados das empresas parceiras da Semana Guga Kuerten. Outro destaque foi a participação da próxima geração de tenistas. As crianças até dez anos disputaram o Torneio de Minitênis e o Festival de Minitênis da Escolinha Guga, atração que reuniu 280 tenistas mirins. A diversão nas miniquadras instaladas em vários locais da cidade foi mais uma vez sucesso na edição de 2013

 

Copa Guga Kuerten 2014

Em sua sexta edição, a Semana Guga Kuerten iniciou 2014 com novidades. O Torneio de Tênis em Cadeira de Rodas, o maior torneio da modalidade da América Latina, trouxe, pela primeira vez, a participação de atletas quad, tenistas com limitações na parte superior do corpo.

A competição teve um número recorde de inscritos: foram mais de cem atletas competindo pelo prêmio de 40 mil reais. Outro recorde ficou por conta da Copa Guga Kuerten: o consagrado torneio infanto-juvenil reuniu atletas de 23 países.

Mais uma vez, a nova geração do tênis teve a oportunidade de interagir e aprender com treinador que fez história ao lado de Guga Kuerten, Larri Passos, em suas clínicas de tênis. O evento também contou com a Copa De Beach Tennis, torneio que estreou com 100 atletas inscritos, movimentando as wquadras do Jurerê Sports Center (JUSC). O campeão mundial, vini Font, além de participar da competição, ministrou clínica para as criança, que também tiveram a oportunidade de participar do Festival de Minitênis da Escolinha Guga e das quadras de minitênis, uma garantia de diversão para os pequenos tenistas. Guga marcou presença em vários eventos e encantou, mais uma vez, uma plateia lotada de esportistas e fãs com uma palestra especial, onde dividiu momentos da sua biografia.